Formada em Birmingham, Inglaterra, em 1968, a banda Black Sabbath foi  a pioneira em lançar as fundações do heavy metal que assaltou a música  popular nos anos 70 e 80.
A maneira violenta de tocar, as letras sanguinárias, machistas e  místicas tornaram-se o modelo para inúmeros grupos que se seguiram. Seu  álbum homônimo de 1970 continua sendo um dos mais inovativos e  influentes da história do rock.
O quarteto composto por Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi  (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista),  inicialmente se chamou Polka Tulk e mais tarde Earth.
Tomaram de assalto o circuito de pubs e clubes de sua cidade natal,  com muita energia, blues e rock. Companheiros de escola e vizinhos em  Birmingham, o grupo ganhou muitos seguidores na Inglaterra e em 1968  mudaram seu nome para Black Sabbath. O novo nome espelhava a imagem  escura, pesada e mística da banda, seu gosto por temas sobrenaturais.
Em 1969 entraram em estúdio para gravar o seu primeiro disco. O álbum  “Black Sabbath” chegou ao Top Ten das paradas britânicas, onde  permaneceu por três meses e valeu à banda um grupo de fãs fervorosos em  ambos os lados do atlântico.
O grande salto para a banda ocorreu com a gravação de “Paranoid”, um  álbum pioneiro do heavy metal. Contando com os riffs cortantes da  guitarra de Iommi, o vocal sinistro de Ozzy e o rítmo de Butler e Ward,  “Paranoid” alcançou o número um nas paradas inglesas e chegou ao número  oito na américa, onde permaneceu por mais de um ano, virando disco de  platina. A faixa título, um verdadeiro mergulho na loucura, foi o maior  hit. A banda fez sua primeira turnê americana no outono deste ano.

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário